Proposta Educacional

A ação pedagógica está centrada nos alunos. São eles que modificam, enriquecem e, portanto, constroem novos e mais potentes instrumentos de ação e interpretação. Acreditamos que a educação deve estar organizada em torno de quatro pilares de aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão os pilares do conhecimento.

APRENDER A CONHECER – A educação é um processo interminável. Aprender para conhecer é antes de tudo aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória, a organização do pensamento e a curiosidade, combinando uma cultura geral ampla com o aprofundamento de conhecimentos em assuntos específicos.

APRENDER A FAZER – É oferecer aos alunos condições para desenvolver competência, responsabilidade, autonomia e consciência, para que possam trabalhar em equipe, enfrentar situações diversas de maneira formal ou espontânea.

APRENDER A VIVER JUNTOS – Com ações comunitárias, atividades desportivas e culturais, promovendo o trabalho em equipe e envolvendo toda a comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários, coordenadores e diretores), esta aprendizagem deve levar os alunos a tomarem consciência das semelhanças e da interdependência entre todos. É um dos maiores desafios da educação. Antes da descoberta do outro, os alunos devem primeiro descobrir a si mesmos, e só assim poderão colocar-se no lugar do outro, compreendendo suas reações e seus limites.

APRENDER A SER – Trabalhamos a construção do “ser” com valores éticos e morais para que nossos alunos possam discernir o certo e o errado, e dessa forma contribuírem para a evolução da sociedade. Promovemos a experimentação e a criação, oferecendo situações de dúvidas e descobertas, através da arte, da ciência, do esporte, da cultura e do convívio em sociedade, complementando assim a formação integral deles.

Desta maneira valorizamos e diferenciamos o trabalho do professor. O educador é o orientador, é aquele que, por meio da intervenção pedagógica, promove a realização de aprendizagens com um maior grau de significados possível. E o aluno é quem atua e executa os processos mentais para que a aprendizagem se realize.

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